Coautora de “Corajosas”, Thais Oliveira retrata os desafios e descobertas da adolescência em nova ficção cristã
Ser adolescente é sinônimo de querer se desprender e experimentar tudo aquilo que o mundo tem para oferecer. Pelo menos é o que Mabel, aos 17 anos, acredita. As altas expectativas do pai, os olhos de general da mãe e as regras aparentemente sem sentido da igreja parecem sufocá-la.
Inspirada pela história de A Pequena Sereia, a ficção cristã Uma aventura a dois, da coautora de Corajosas, Thaís Oliveira, descreve Mabel como uma jovem que não vê a hora de terminar o Ensino Médio e pegar um avião para os Estados Unidos. Há anos ela sonha com o intercâmbio prometido pelo pai e não tem dúvidas de que a vida dará uma guinada assim que pisar em Nova Iorque.
Entretanto, os dias não têm a mesma pressa. A garota não aguenta mais ser a filha mais velha (e perfeita) o tempo todo. Então, um acordo inesperado com o pai e a chegada de um vizinho de olhos verdes e sorriso torto a deixam tentada a estourar a bolha e explorar o mundo fora do aquário no qual ela se sente presa. Mabel acredita estar preparada para viver uma aventura a dois. Será que é uma boa ideia?
Sem o consentimento dos pais, a jovem aceita o convite do vizinho, Fred, para uma aventura. De moto, ele a leva ao 48º Festival da Cerveja Artesanal, onde o garoto degusta cervejas com os amigos. No retorno, ambos sofrem um acidente na estrada e Mabel se fere. Quando sai do hospital, ela enfrenta a bronca da família e começa a refletir sobre as próprias escolhas.
Não estava pensando em nada sério quando aceitei sair com o Fred — expliquei concentrando-me em puxar um pedaço da costura do edredom. — Queria fazer algo diferente, me divertir um pouco. Sei lá… — fiz uma pausa. — Tantos adolescentes fazem isso. Não achei que comigo daria tanta confusão.(Uma aventura a dois, p. 201)
Thaís, na história publicada pela Editora Mundo Cristão, explora questões de identidade, dilemas da adolescência, como a escolha da roupa de praia ou decisões de vida, consumo excessivo de álcool e relações familiares complicadas. A autora utiliza experiências da própria juventude para destacar a importância de colocar Deus no centro da vida. Mabel, por exemplo, “se encontrou” ao cantar louvores publicamente e ao apoiar uma amiga em necessidade.
Uma aventura a dois dialoga com jovens em busca de propósito e redenção. Trajetória de coragem e autoconhecimento que utiliza elementos da cultura pop, como De repente 30, The Walking Dead e Gilmore Girls, para se aproximar desse público. A narrativa explora também que decisões impulsivas podem ter consequências duradouras, mas o Senhor sempre irá estender a mão para resgatar seus filhos.
FICHA TÉCNICA
Título: Uma aventura a dois
Autora: Thaís Oliveira
Editora: Mundo Cristão
ISBN: 978-65-5988-330-1
Páginas: 384
Preço: R$ 74,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora: Thaís Oliveira é uma capixaba de 28 anos que tem utilizado as palavras e as redes sociais para compartilhar com o maior número possível de garotas o quanto Deus as ama e quem elas realmente são aos olhos dele. Criadora do ministério on-line Princesas Adoradoras Oficial, Thaís tem escrito sobre identidade, paternidade divina e vida cristã, sempre cercada por xícaras de café, livros e “fofurices”. É formada em História e mestre em Educação Básica e Formação de Professores.
Instagram: @thaisoliveira.autora
Sobre a editora: Fundada em 1965 na cidade de São Paulo pelo missionário americano Peter Cunliffe, a Editora Mundo Cristão publica Bíblias e livros de autores nacionais e estrangeiros e de diversos gêneros literários, sempre pautados pela postura teológica cristã, histórica e equilibrada.
Site: www.mundocristao.com.br
Instagram: @mundocristao