Igreja Batista Atitude movimenta rua mais descolada do Brasil com festa da roça
A chuva não impediu que os fiéis da Igreja Batista Atitude da Zona Sul, localizada na Rua Arnaldo Quintela, no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro, participassem da Festa da Roça anual, realizada no sábado, 13 de julho, em uma das ruas mais badaladas do bairro. O evento contou com barraquinhas de feira dentro e fora do estabelecimento repletas de comidas típicas das tradicionais festas juninas – incluindo hot dog vegano -, decoração com bandeirinhas, pessoas vestidas com trajes à caráter, banda de forró gospel e até touro mecânico. A festa, que é aberta ao público, reuniu mais de mil pessoas nesta terceira edição, entre os frequentadores dos cultos e convidados.
Este é o primeiro ano em que a artista plástica Camila Sentinelli participa do evento, já que começou a participar da congregação há poucos meses. Para ela, essa é uma boa oportunidade de lazer em família e para apreciar o cardápio típico dessa época do ano.
“Eu confesso que vim para comer e está tudo muito gostoso, além de a festa estar super animada! Meu filho Jude, de 2 anos, também gostou muito! Acho que essa festa é importante para as pessoas terem a visão de que cristão não é chato como muitos pensam, nós também podemos nos divertir, rir, brincar, mas sem fazer uso de bebidas alcoólicas.”, comenta a artista.
A Rua Arnaldo Quintela ganhou os holofotes no mês de março deste ano ao ser eleita em uma pesquisa divulgada pela revista Time Out como a 8° rua mais “cool” (legal) do mundo. Inclusive, superando no ranking vias localizadas em Tóquio, Barcelona, Berlim e Nova Iorque. Essa foi a única rua brasileira a ocupar uma das 30 colocações. Curiosamente, a mesma via considerada mundialmente a oitava mais boêmia, literalmente entre um bar e outro, também passou a abrigar há cerca de três anos uma igreja evangélica que, dominicalmente, reúne mais de 800 pessoas em suas celebrações, agitando ainda mais a rua aos finais de semana. A “igreja de parede preta”, como é conhecida na localidade, tem ganhado cada vez mais adeptos pelo trabalho de inclusão que tem feito com crianças autistas e pais atípicos, além de ter programações especiais para diversas faixas-etárias, até com intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Vanilda é surda e frequenta a Atitude desde 2019, quando ainda era em Ipanema. Ela conta que cancelou a festa de aniversário e decidiu reunir a família e os amigos na igreja, porque este também é o último fim de semana dela e da filha no Rio de Janeiro, pois estão de mudança para o Espírito Santo.
“Eu vou sentir muitas saudades da igreja. Frequento há 5 anos e não queria ir embora sem vir nessa festa linda e me despedir da igreja e dos meus amigos surdos e intérpretes. Aqui eu sempre fui muito acolhida. Escolhi comemorar o meu aniversário com a minha família de sangue e de fé junto na Festa da Roça, comendo essas comidas deliciosas.”, diz Vanilda Castello.
Para o pastor da Igreja Batista Atitude da Zona Sul, Leandro Gonçalves, realizar essa festa anualmente traz a oportunidade das pessoas que moram ou frequentam a localidade conhecerem a igreja, os trabalhos sociais que são realizados e como são as programações, sem preconceito.
“O nosso evento é sempre aberto a todos. Muitas pessoas passaram pela calçada e olharam com interesse; alguns entraram, comeram. Muitos que olham a igreja com certa hostilidade e intolerância podem perceber que somos um povo alegre, festivo e acolhedor. A festa é para sociedade e não só para os evangélicos ou frequentadores dos cultos. A igreja vai além das quatro paredes que reúne centenas de pessoas todos os domingos, é um lugar também para formar laços de amizade, restaurar e construir família, de tratar a área emocional. Muitos que vivem na zona sul moram sozinhos, sentem-se solitários, e aqui encontram amigos para a vida e uma família através do convívio nas células, que são os pequenos grupos que se encontram semanalmente nas casas.”, declara o pastor.
De acordo com os organizadores da programação, a ideia é incrementar o evento a cada ano. Para a edição de 2024, apostaram em uma banda de forró e um novo brinquedo para a criançada, a guerra de cotonetes.
“A festa deste ano está em um nível ainda mais excelente, na minha visão, pois a cada ano acrescentamos mais atrações. Este é o primeiro em que contratamos uma banda de forró. Nos preocupamos de a chuva espantar o público, mas nos preparamos para ela, por isso não atrapalhou em nada.”, comenta Raiane Dutra, que coordena a programação desde o primeiro ano. Ela ainda adiciona, “A nossa festa tem um diferencial, além de alegre, é segura, por não ter bebida alcoólica, drogas, confusões…É um ambiente totalmente familiar, para comer boa comida, dançar, brincar, curtir, e preparado para receber a criançada com muita diversão. Posso dizer que superou as expectativas dos que estavam presentes e a nossa, principalmente.”, afirma Raiane.