Projeto de Lei do Deputado Pastor Daniel de Castro Propõe Declarar a Cultura Gospel como Patrimônio Cultural do Distrito Federal
- Notícias
Ana Cláudia - D'Crente
- 26 de Fevereiro, 2024

O Deputado Pastor Daniel de Castro protocolou projeto de lei que visa declarar a cultura Gospel como patrimônio cultural imaterial da região. Este projeto destaca a relevância da música, das tradições e das expressões artísticas associadas à comunidade gospel.
O projeto de lei propõe a criação da Semana Distrital da Cultura Gospel e enfatiza a importância da preservação e promoção desse patrimônio. Além disso, ressalta a contribuição da cultura gospel para a identidade cultural e a diversidade religiosa do Distrito Federal.
Segundo o projeto, a cultura Gospel promove valores de solidariedade, esperança e amor ao próximo. Com uma comunidade significativa no DF, conforme dados do IBGE, essa expressão cultural é vista como um pilar para a coesão social e a riqueza cultural da região.
O Deputado destaca: “Vários membros da comunidade gospel expressaram apoio ao projeto, evidenciando como a cultura gospel tem enriquecido suas vidas. No entanto, algumas vozes críticas questionam a adequação de reconhecer uma expressão religiosa específica como patrimônio cultural, levantando questões sobre a inclusão de outras tradições culturais e religiosas.”
O reconhecimento do PL pode impulsionar a economia criativa, gerando empregos e promovendo o turismo cultural. A cultura gospel, com sua música e eventos, já é vista como um componente ativo na economia local.
O PL reconhece a importância da cultura gospel; contudo, o projeto deve também assegurar a valorização de outras expressões culturais e religiosas do Distrito Federal.
O Projeto de Lei nº 851/2024 encontra-se em discussão na Comissão de Educação, Saúde e Cultura. Ele não só reflete a diversidade cultural de Brasília, mas também levanta questões importantes sobre inclusão e representatividade cultural.
Siga o Deputado Pr. Daniel de Castro nas redes sociais!