Vítima de abuso, Jennyfer Costa venceu traumas e hoje ajuda outras mulheres
Pregadora foi a convidada do novo episódio do podcast PodCrê
Abuso na infância, casamento com um homem violento, divórcio, preconceito e um aborto… Essas são algumas das feridas que marcaram a vida e a trajetória da pregadora e cantora Jennyfer Costa. Convidada da terceira temporada do podcast PodCrê, ela falou como essas vivências serviram para que hoje consiga ajudar outras mulheres que passaram pelas mesmas situações.
Membro há mais de dez anos da Igreja Batista Atitude, liderada no Rio de Janeiro pelo pastor Josué Valandro Jr., Jennyfer é casada com Elias Mello e fundadora do movimento Geração Reborn, que, como ela mesma explica, “conecta mulheres para viverem um verdadeiro renascer”. Mas, para isso, ela precisou lidar com seus traumas; e eles foram muitos, começando ainda na infância quando foi vítima de abuso.
– Quando você é criança e passa por isso, você não sabe dizer o que aconteceu, mas, à medida que você vai crescendo, você vai tomando consciência do que de fato te aconteceu e foi exatamente isso aos meus 12, 13 anos. Eu fui tomando consciência do que me aconteceu e fui gerando uma revolta. Eu cheguei no quarto e falei para Deus que eu O odiava, mas eu senti um abraço e começou a minha cura – conta Jennyfer.
Apesar de ter conseguido perdoar seu abusador, ela relata que o trauma gerou o desejo de se casar logo e assim seguir com sua vida.
– Isso me fez escolher a pessoa errada para casar. Deus me sinalizou, meus pais tentaram me aconselhar, mas eu queria viver aquilo. Eu nasci na igreja e tinha feito tudo certo, mas vivi um relacionamento abusivo e passei por situações muito dolorosas. A gente fica cega querendo tanto aquilo e ignora os sinais no meio do caminho. Eu achava que a pessoa ia melhorar e ignorei vários fatos, mas a máscara caiu na lua de mel. Na primeira discussão, ele batia nas paredes e foi assim por um ano e meio até que ficou insustentável – relata a pregadora.
Apesar de acreditar que casamento é para sempre, Jennyfer decidiu se divorciar em um processo bastante doloroso e chegou a ouvir do ex-marido que nunca mais iria conseguir exercer seu ministério por ser uma mulher divorciada.
– Eu estava completamente quebrada e achava que as promessas de Deus tinham acabado, mas meu pastor disse que eu precisava me curar e fiquei seis meses no banco, onde permaneci servindo a igreja, porque entendi que era um tempo de recuperação. Fui julgada por pessoas que imaginei que iriam me acolher, mas encontrei um Deus que me deu a oportunidade de viver um novo começo. E eu digo que meu esposo, o Elias, é o meu resgatador, é a prova do cuidado e do amor de Deus para a minha vida – testemunha.
Recentemente, Jennyfer e Elias passaram por um episódio bastante doloroso que foi a perda do bebê que estavam esperando.
– Eu descobri aqui no Brasil, contei para o Elias e choramos. Fomos ao médico e ouvimos o coração do bebê, mas tinha uma viagem marcada para os Estados Unidos. Viajei para um retiro de mulheres e comecei a ter muito sangramento. Fui para um hospital nos Estados Unidos onde fiz uma ultrassonografia e a menina falou que a gestação não tinha progredido. Meu marido deitou no chão e eu comecei a chorar – recorda.
Mesmo com a perda do bebê, Jennyfer resolveu atender a um compromisso que já estava agendado e foi pregar no retiro de mulheres. Ela conta que viveu uma das experiências mais incríveis da sua vida naquela noite.
– Eu estava no quarto e ouvi a ministra de louvor cantar uma música da Luma Elpídio que diz: “E não importa o preço / Do perfume derramado / A Tua Presença vale mais”. Eu disse para Deus que não importava o preço da dor que eu estava sentindo por ter perdido o meu bebê. Fui pregar e, por incrível que pareça, a dor parou. Eu preguei e foi uma manifestação da Glória de Deus de uma forma sobrenatural, porque uma coisa é você adorar estando tudo bem, outra coisa é você pegar sua dor e colocar no bolso para ser bênção na vida de alguém. Foi uma das experiências mais difíceis, mas eu vi o cuidado de Deus, que me abraçou de uma maneira surpreendente. Eu fui muito acolhida por Deus nesse período e nós estamos aí esperando a bênção e a promessa – finaliza Jennyfer Costa.
Produzido pelo Pleno.News, o PodCrê está em sua terceira temporada falando sobre fé e vida espiritual e já conta com mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. O podcast também está disponível no Spotify, na Deezer, no Apple Podcasts e na Amazon Music.